quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Castanha da Índia

Recentemente minha mãe, já bem idosa tem sofrido com uma coceira na parte inferior das pernas(panturrilha e tornozelo) ficando uma vermelhidão. Após consultar vários médicos, cada uma diz uma coisa. Indo agora por último a um angiologista que receitou cápsulas de castanha da índia, além de um creme, e foi oque melhorou. Resolvi então pesquisar e compartilhar com vcs , olhem que planta útil!


Castanha da Índia é um fruto do castanheiro-da-índia, que é uma árvore que pode chegar aos 200 anos e 40 metros de altura, sendo que a sua madeira é utilizada para vários fins.

Benefícios, Propriedades Medicinais e Indicações Terapêuticas

castanha-da-índia é uma verdadeira planta medicinal. Conhecida como ativadora da circulação sanguínea esta desenvolve-se dentro de um ouriço coberto de espinhos. A sua origem são os Balcãs, região situada no sudoeste da Europa, englobando países como Albânia, Herzegovina, Grécia e Sérvia. Atualmente a Castanha da Índia pode ser encontra por todo o mundo.

Para que serve

A este maravilhoso fruto está associado diversas aplicações fitoterápicas, relacionadas com a ativação da circulação sanguínea, nomeadamente: tratamento de alterações da circulação sanguínea venosa, tratamento de casos de flebites que ocorre geralmente naspernas, tratamento de processos reumáticos, prevenção de varizes, prevenção de hemorroidas e apresenta ação anti-inflamatória.
Apresenta diversas propriedades medicinais, das quais se podem destacar as seguintes: adstringente, anti-hemorroidal, estimulante, redutora da permeabilidade capilar e vasoconstritora.
Castanha-da-Índia é indicada sobretudo para afeções circulatórias, úlceras varicosas, cólicas menstruais, inchaço derivado da má circulação, flebites, insuficiência crônica venal, dermatite, eczema, peso e dores nas pernas. Tanto podem ser utilizadas as folhas, como as sementes ou frutos para fins medicinais.
A Castanha da Índia não é indicada durante a gravidez e amamentação. O seu consumo em excesso poderá originar em alguns casos fraqueza, dilatação da pupila, vômitos, depressão do sistema nervoso central e paralisia.
Em cosméticos a Castanha da Índia é também bastante útil na formulação de cremes de beleza para as pernas que previnem a formação de varizes e que previnem a celulite. É utilizada também em tônicos capilares e shampoos que tratam e previnem a queda de cabelo (calvície).
A Castanha da Índia é constituída por saponinas, flavonoides e vitaminas, tais como: saponinas triterpênicas, heterosideos cumarínicos, vitaminas B, K1, C e D, ácidos graxos, proteínas, taninos, fitosterol e açúcares.

Contra Indicações

É necessário ter em conta que algumas pessoas apresentam algumas reações indesejadas em contato com a Castanha da Índia como a coceira (Ler: Coceira Vaginal), irritações cutâneas, podendo até ser tóxica ao fígado e cérebro e potencializar o efeito anticoagulante.
Por isso é aconselhável antes de consumir a Castanha da Índia consultar o seu médico, dizer-lhe os sintomas que apresenta e informar-se para o seu caso específico se pode ou não ser útil.

Chá

Se optar por tomar em forma de chá adicione 30g de folhas da planta por cada litro de água e deve beber entre duas a três xícaras por dia.
A principal ação farmacológica da Castanha da Índia é o melhoramento da circulação, uma vez que os seus ativos aumentam a resistência e o tônus das veias, o que faz com que diminua a fragilidade e a permeabilidade dos capilares.
Tudo isto faz com que a sua circulação fique ativa, favorecendo o retorno venoso, prevenindo desde pequenos derrames até acidentes vasculares de maior dimensão. É normalmente administrada através de cápsulas, comprimidos, em pó, pomadas ou cremes.
Em situações de má circulação ou pernas cansadas adicione cinco colheres de pó de Castanha da Índia numa garrafa de álcool etílico, feche a garrafa e deixa-a à luz solar durante duas semanas. Após essas duas semanas deite cinco colheres num litro de água e aplique sobre a zona afetada. Se apresentar pele oleosa os sabonetes com Castanha da Índia podem ser uma boa solução.
castanha-da-Índia é muito utilizada como princípio ativo em diversos cremes anti celulite. A castanha da índia também é utilizada em quase todos os remédios para varizes, alopáticos ou naturais. Diz-se por ai que esta maravilhosa planta emagrece, mas a sua eficácia no emagrecimento ainda não foi comprovada

fonte: www.fotosantesedepois.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre a postagem.

Pausa para um cafezinho!

Estamos na Primavera

Estamos na Primavera