quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Para acalmar a mente, emoções e relaxamento emocional

Meditação na Chama da Vela




Esta meditação ajuda a melhorar a capacidade de concentração e foco. Ela acalma a mente e as emoções, sendo muito indicada para pessoas que “pensam demais”. Além disso, como toda meditação, ajuda no relaxamento emocional.

Você vai precisar de uma vela e de uma sala com pouca luminosidade. Tenha certeza que não será perturbado (desligue telefones e celulares). Posicione a vela a cerca de 1 m de você, mais ou menos na altura dos olhos, de preferência contra uma parede branca, e acenda a vela. Sente-se com as costas eretas e fixe o olhar na chama da vela, com a vista relaxada. Mantenha a respiração calma e relaxada, sem se afobar. O exercício consiste em permanecer olhando para a vela sem piscar, mantendo a concentração até que todas as sensações externas sejam eliminadas e as duas únicas coisas que existam no universo sejam você e a chama da vela. Deixe seus olhos seguirem os movimentos da chama; o olhar deve estar relaxado e a mente quieta.


Mantenha essa concentração (sem piscar) pelo tempo máximo que conseguir. A razão para isso é que este exercício desenvolve sua visão intuitiva e, quando você estiver se ajustando a esta visão, sua mente objetiva fará você “piscar” para reajustar a visão ao plano objetivo. Se estiver fazendo certo, conseguirá afastar TODOS os pensamentos poluidores da sua mente e ficar no que os orientais chamam de “estado zen”, absolutamente concentrado na chama da vela. Os sons e até mesmo as imagens da sala podem desaparecer (é a sensação de relaxamento do “sonhar acordado”). Quando estiver dominando este exercício, o relaxamento que você faz da sua mente em 5 minutos neste estágio equivale a uma soneca de duas horas.

No inicio, sua mente tentará puxar para todo tipo de pensamentos; não se preocupe, toda vez que sua atenção se desviar para outra coisa, apenas respire e volte a concentrar-se na vela. Fazer isso, permitirá que você desenvolva uma disciplina. E em outros momentos, quando pensamentos ou emoções difíceis lhe perturbarem, você conseguirá respirar fundo e concentrar-se em outra coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre a postagem.

Pausa para um cafezinho!

Estamos na Primavera

Estamos na Primavera