domingo, 27 de fevereiro de 2011

Luz das Acácias

.
Não imaginei que postar a foto de uma de minhas  árvores preferidas (abaixo na calçada de frente a minha casa e minha sogra) fosse ter tantas informações da "Acácia".
Pois saibam que essa árvore que tanto vemos nas ruas do Brasil existem quase 400 variedades e que todas produzem flores perfumadas, brancas ou amarelas; existentes praticamente no mundo todo e são as mais abundantes e típicas das Savanas no Continente Africano, vivem cerca de 40 anos.
A Bíblia é rica em alusões da madeira de Acácia, dando a ela usos sagrados o que, por sua vez, a converte em uma árvore sagrada "...plantarei no deserto o cedro, a árvore da siter , e a murta e a oliveira..."  Isaías 41:19   Shitat = do hebráico  = Acácia. Muitas outras citações existem na 
Bíblia, referindo-se a ela.




A Maçonaria utiliza em seus rituais a falsa Acácia, é citada na cerimônia de exaltação, lembrando que por sua característica de imputrescível simboliza a imortalidade de alma.
A interpretação simbólica e filosófica da planta sagrada é riquíssima e lembra a parte espiritual que existe dentro de nós que, como emanação de Deus, jamais pode morrer.
Árvore preferida das girafas...em outra ocasião falo mais sobre esse fato da produção de tanino que produz para se defender do seu predador.


.




Fonte de mel
Nos olhos de gueixa
Kabuki, máscara
Choque entre o azul
E o cacho de Acácias
Luz das Acácias
Você é mãe do sol....
(aqui  poema musicado por Caetano que retrata tão bem essa árvore divina!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre a postagem.

Pausa para um cafezinho!

Estamos na Primavera

Estamos na Primavera