sábado, 28 de março de 2009

POLÉN E SEU VEÍCULO DE POLINIZAÇÃO - A ABELHA.


PÓLEN/ABELHA

Pólen - pó maravilhoso, com que a natureza faz milagres...

Os egípcios e babilônios já conheciam o fato de que as plantas têm sexo - faziam a polinização das tamareiras, aproximando uma da outra.
O melhor e mais ativo veículo de polinização são as abelhas - se interessam fielmente por determinada variedade de flores, pelo menos durante certo período, ao contrário das volúveis borboletas, que vagam a beijar e sugar o cálice de quantas flores encontram.
A abelha carrega o pólen depressa para uma flor fêmea da mesma espécie - período este importante que seja rápido para a fecundação da flor, devido ao curto ciclo vital do polén.
Tudo porque muitas variedades de flores evitam a auto-fecundação - não produzindo sementes quando polvilhados com o mesmo polén.
Isto só pode acontecer quando o polén vem de outra planta da mesma família.. Coube a Charles Darwin demonstrar este fato.
As abelhas pagam-se do seu trabalho com a grande quantidade de polén que levam para o cortiço, destinado à alimentação das larvas ou abelhinhas em formação.
A abelha besunta nas patas grande porção de pólen - as vezes metade de seu próprio peso - fecundando centenas de flores por dia.
Outras flores ocultam seu néctar de tal modo que para alcançar, a abelha tem que subir sobre as anteras e assim fica com o abdomem coberto de polén.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostaria de sua opinião sobre a postagem.

Pausa para um cafezinho!

Estamos na Primavera

Estamos na Primavera